sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

TOP5: NBA

05. Thunderstruck (John Whitesell, 2012)
Kevin Durant é uma das mais recentes vedetas da liga americana de basquetebol. O jogador dos Oklahoma City Thunder tem um talento especial para a finalização... e devia-se ficar por aí, porque como actor tem um alcance tão elevado quanto a bola de volley de Cast Away.  Para além do mais, Thunderstruck rouba a ideia do filme que vem a seguir, mas numa história muito menos criativa. Tem graça, naquele jeito de Domingo à tarde.

04. Space Jam (Joe Pytka, 1996)
Bugs Bunny e companhia voltam a aparecer numa fusão de live action com animação, depois de Who Framed Roger Rabbit (1988), agora acompanhados do melhor jogador de sempre: Michael Jordan. O segundo-base estava, na altura, de regresso aos Chicago Bulls, depois de ano e meio retirado, no seguimento do assassinato do seu pai, e é com esse período que o filme joga. Os Looney Tunes têm o futuro ameaçado por aliens e precisam da ajuda de Jordan para ganharem uma aposta. Divertimento garantido e banda sonora memorável (I believe I can fly!). Larry Bird, Charles Barkley, Patrick Ewing, entre outros, têm aparições.

03. He Got Game (Spike Lee, 1998)
Um dos melhores filmes que o Spike Lee alguma vez fez é sobre talvez a sua paixão mais pública depois do cinema: o basquetebol. He Got Game é um drama urbano sobre as tentações que rodeiam uma estrela de secundário requisitada pelos programas desportivos de várias universidades, que não hesitam em recorrer a oferecer ilegalmente prendas para atrair as maiores promessas. Ray Allen, actor principal, viria a tornar-se o recordista de triplos da NBA em 2011; mostra aqui um raro alcance como actor.

02. Airplane! (Jim Abrahams, David Zucker, Jerry Zucker, 1988)
Uma das mais hilariantes e reconhecidas comédias de sempre conta com Leslie Nielsen, sim, mas também Kareem Abdul-Jabbar como um co-piloto vítima de intoxicação alimentar. Numa cena mítica e que manda pela escotilha muitas convenções da escrita de um argumento, o melhor marcador de sempre da liga americana (há 30 anos no topo da lista) é reconhecido por uma criança a bordo e a personagem é quebrada.

01. Blue Chips (William Friedkin, 1994)
Num estilo ainda mais intenso e frenético que em He Got Game, Friedkin filma Nolte como um treinador de basquetebol numa universidade com historial mas que, actualmente, anda pelas ruas da amargura, e que, por isso, cede à pressão e recorre a esquemas ilegais para atrair jogadores promissores para a sua equipa. É um conto moralista com um final justo, que explora muito bem a componente de treino e o ambiente do mundo universitário, com jogadores como Shaquille O'Neal ou Penny Hardaway a darem uma óptima contribuição. Larry Bird tem um cameo.

2 comentários:

  1. Como não argumentaste as regras deste top5 NBA, havia um que era merecedor de aí estar numa posiçãozeca:
    "Coach Carter"
    http://www.imdb.com/title/tt0393162
    Eu gostei mas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, esse filme é muito melhor que o Thunderstruck. Também há o Hoop Dreams, por exemplo. O critério foi, acima de tudo, jogadores-actores, daí esses 2 filmes não estarem aqui. Mas a forma destas listas é sempre vaga, por isso obrigado por mencionares o Coach Carter nos comentários, gosto bastante :)

      Eliminar