quarta-feira, 26 de setembro de 2012

The Woman In Black (James Watkins, 2012)


Território fértil em criatividade e fantasia, a ficção de contornos góticos foi uma influência óbvia na série Harry Potter, desde os cenários e ambientes replicados à abundância de sotaques britânicos, em que sucessivas reviravoltas amplificavam a urgência de combater forças do mal em rápido crescimento e, por conseguinte, cada vez mais assustadoras. The Woman In Black, um genuíno conto de terror no virar do século XIX, é o passo em frente mais lógico e sustentável que Daniel Radcliffe podia ter desejado para a sua carreira cinematográfica.

Ainda que o tom e a austeridade do sétimo e último capítulo da saga do feiticeiro com uma cicatriz em forma de relâmpago na testa sejam incomparáveis com o primeiro, é aqui e agora que o actor amadurece e constrói por cima do que já fez. Sempre em luto, mas agora pai viúvo em vez de adolescente órfão, Radcliffe é Arthur Kipps, um solicitador especializado em testamentos, incumbido de organizar a papelada existente numa mansão abandonada que tem de ser vendida, na costa nordeste inglesa, tendo para isso de deixar o filho em Londres com uma ama por uns dias.

Numa sequência inicial capaz de rivalizar com a de Antichrist (Lars von Trier, 2009) para o prémio de mais deprimente de sempre, percebemos que todas as crianças da história estão sob ameaça de morte, restando saber de quem e porquê. Em Crythin Grifford, a população acha que as respostas estão na casa, pelo que a presença de Kipps, prestes a remexer no passado, não é bem vista. O seu único conforto é o cepticismo do Sr. Daily, o ricaço da região, que se recusa a acreditar em histórias de fantasmas, apesar de ter sido directamente afectado pela alta taxa de mortalidade infantil da vila.

Kipps não é tão seguro de si mesmo e a verdade é que, aberta a residência, os encontros paranormais e os acontecimentos macabros sucedem-se. O realizador James Watkins não é estranho a este género e o entusiasmo e a segurança com que cria e explora o sentimento do medo está bem vincado numa set-piece genial de 20 minutos do protagonista a explorar a Eel Marsh House à noite. É como uma viagem numa casa assombrada, desprovida de diálogos, com iluminação frouxa e uma parafernália infinita de sustos, a fazer lembrar filmes mudos tipo Vampyr (Carl Th. Dreyer, 1932).

Há muito que não saltava tantas vezes da cadeira. A qualidade estende-se a todos os níveis de produção, da fotografia (fantásticas as visões no nevoeiro e as primeiras imagens dos pântanos da zona), ao guarda-roupa e design (que contribuem para uma reconstituição irrepreensível da época, aparecendo com destaque pormenores como o advento do automóvel, que ainda confunde alguns populares mas ajuda Kipps a resolver o mistério principal, e a escultura fúnebre Angel Of Grief de William Wetmore Story, 1894). Mas, claro, quem carrega o filme é Radcliffe.

Não é difícil prever-lhe um futuro de sucesso, não pela fama atingida ao tornar-se a cara de um fenómeno literário, mas porque há uma certa dignidade na sua postura abatida e olhar triste, como o próprio filho no filme chega a notar, através dos seus desenhos, que faz dele perfeito para estes papéis. Quanto à mulher de preto, é uma personagem amarga. Não há nada pior que perder alguém que amamos, e o negrume da sua história invade todos os frames, excepto talvez os últimos, em que um sorriso aparece, deixando-nos cara a cara com uma resolução emocional ambígua - o que se impõe em elucubrações místicas.

9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário